Comprar a casa própria se tornou mais vantajoso que pagar aluguel. Dados da Abecip (Associação Brasileira de Crédito Imobiliário) revelam que, em fevereiro, o crédito concedido para o setor somou quase meio bilhão de reais.

Segundo estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado), utilizado na correção dos valores de locação de imóveis, teve variação de 0,74% em março. Somente na cidade de São Paulo, o valor da locação mais que dobrou em cinco anos, segundo artigo publicado pelo presidente do Creci-SP (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo), José Augusto Viana Neto.

Crédito pode crescer
A alta do aluguel e a expansão do setor imobiliário ampliam o número de financiamentos para comprar a casa própria. De acordo com a Abecip, o crédito concedido ao setor praticamente dobrou em um ano, atingindo a cifra de R$ 478,2 milhões, uma expansão de 99,5%.

O mercado imobiliário brasileiro cresce rapidamente. Atualmente, o crédito imobiliário corresponde apenas a 1,7% do PIB (Produto Interno Bruto) do País. As projeções da Abecip mostram que os números podem crescer para 2,3% em 2008, 3,6% em 2009 e 10% em 2015. Ainda é pouco, se comparado a países como México (11%), Chile (15%) e Espanha (44%).

O Brasil também destina pouca verba ao financiamento da habitação - 20%, enquanto que essa taxa chega a atingir 70% em outros países. Contudo, a diminuição dos juros de financiamento influencia positivamente um prognóstico para o setor. O total de unidades financiadas em fevereiro também anima os investidores, ao todo, foram 5.949, uma alta de 74% se comparadas ao mesmo período do ano anterior.

Fonte: InfoMoney