Segmento em ascensão no país, o mercado imobiliário pode ter seu desempenho comprometido nos próximos anos em função de fatores climáticos. O tema promete pautar as discussões no V Congresso Nacional de Ciências Imobiliárias (Concim), evento cuja abertura acontece amanhã (21), em Salvador. Promovido pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), em parceria com o Conselho Regional (Creci-BA), o encontro visa discutir, durante três dias, as interferências, na atividade, do atual cenário econômico brasileiro e das alterações no clima do planeta.

De acordo com o presidente do Creci-BA, Samuel Arthur Prado, embora a economia no país esteja trazendo benefícios para o ramo imobiliário, é importante esclarecer que o setor também está atrelado às questões ambientais. “O aquecimento global interfere no mercado. Por exemplo, existem regiões no país onde o mar está avançando sobre a terra, invadindo determinadas áreas. Um fenômeno que no futuro pode atingir até mesmo o litoral norte do estado”, ressalta.

A partir desse debate, segundo avalia, o congresso, que deve reunir na capital cientistas e demais especialistas no tema, surge ainda com a proposta de conscientizar a categoria sobre os efeitos da mudança climática. “Essa é a primeira vez que o evento ocorre na Bahia. É fundamental que todos estejam conscientes dessa discussão, inclusive o corretor de imóveis, que é um formador de opinião e precisa estar a par desses assuntos”, declara. Dentre outras medidas que podem ajudar a prevenir qualquer prejuízo futuro, está a construção de empreendimentos imobiliários responsáveis do ponto de vista ambiental.

Apesar do alerta climático, o contexto econômico tem sido favorável à expansão do segmento baiano. Conforme dados da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Estado (Ademi-BA), a Bahia deve encerrar o ano com seis mil a sete mil unidades vendidas, contra as quatro mil apuradas no balanço de 2006. “O setor baiano já foi o segundo mais importante do país. Agora, com o bom momento atual, marcado principalmente pelos investimentos estrangeiros, estamos caminhando para retomar essa posição”, analisa.

As inscrições para o V Concim podem ser feitas até o dia da abertura, nos telefones 3172-8500 (Salvador) e 0800-725-8500 (outras localidades) ou no site www.cinrh.com.br.

Voltado para profissionais e estudantes do ramo, o encontro deve receber, no Centro de Convenções do Fiesta Hotel, quase 1,2 mil pessoas por dia. Entre os destaques da programação está a palestra sobre a conjuntura política e econômica do país, com o comentarista do telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, Alexandre Garcia. Além do impacto do aquecimento global, o congresso prossegue ainda com a discussão de temas como o desenvolvimento sustentável e o novo perfil do corretor, entre outras abordagens.