Imóveis: novo perfil familiar altera a configuração das coberturas

Um novo conceito na concepção da planta das coberturas já está incorporado em alguns empreendimentos de Curitiba. A idéia de que a parte social – com piscina, churrasqueira e espaços para receber com mais informalidade – precisava ser na parte superior do apartamento, mudou. Hoje, para garantir mais privacidade aos donos do imóvel, bem como para facilitar e otimizar o uso destas áreas, a parte íntima da residência (suítes e salas de estar) foi transferida para o piso superior, como é o caso das coberturas dos edifícios Maison Classique, Grand Palais e L’Essence, da Construtora San Remo.

Manuel Baggio, arquiteto responsável pelo projeto do edifício Maison Classique, no Batel, explica esta configuração diferenciada. “Hoje os espaços são integrados e permitem o aproveitamento diário de todo o potencial que um ambiente pode oferecer em termos de conforto e lazer. Da mesma forma, nos ambientes íntimos a privacidade e a tranquilidade preservam a individualidade de cada um”. O arquiteto conta que esta não é uma tendência curitibana, mas uma maneira de viver, prática e moderna, como sugerem os hábitos dos dias de hoje.

Com uma proposta diferenciada e que prima pela integração dos ambientes que têm uma finalidade comum – lazer ou descanso – os projetos das coberturas evoluem no mesmo sentido da modernização das famílias. Com a tendência cada vez maior da valorização de momentos com amigos e familiares nas dependências das casas, os projetos estão mais práticos. Na cobertura do edifício Maison Classique, por exemplo, a piscina está ao lado da churrasqueira e do espaço gourmet, que por sua vez estão completamente integrados à cozinha. Desta forma, a área social da residência acaba sendo mais utilizada, justamente por estar integrada aos espaços de maior uso.

O arquiteto conta que o principal motivo desta tendência é que os diversos ambientes de estar e apoio – como living, estar íntimo, home theater, espaço gourmet, varanda, piscina e cozinha – ao estarem em um mesmo pavimento, além de ampliar a área de convívio, não são separados por uma escada que, naturalmente, inibe o fluxo no dia-a-dia. “Como hoje a vida em família passou a ter um valor ainda maior - devido às inseguranças e aos perigos que a vida social fora de casa apresenta –, é natural a busca  por espaços que permitam com que a família, os amigos ou os amigos dos nossos filhos possam estar, com o máximo de conforto”, diz.

Os novos padrões têm agradado aos moradores, que sentiram a diferença na rotina familiar e aprovaram a nova configuração. “A proposta da cobertura do edifício L’Essence, que deixa a parte privativa no andar superior, é muito inteligente. É um projeto que prima pela privacidade”, conta a moradora de uma das coberturas do empreendimento da San Remo, Luciane Passos Soresini. “Como os quartos são ocupados na maioria das vezes apenas no momento de descanso, é mais prático que fiquem isolados, permitindo maior privacidade”, completa Manuel Baggio.

Além de serem exclusivas nos prédios, as coberturas são situadas em níveis superiores aos demais vizinhos, garantindo total privacidade aos seus moradores. Facilidades como elevador privativo interno, circuito de segurança integrado ao prédio, áreas de lazer particulares (piscinas, jardins e churrasqueiras) e ambientes amplos agradam os moradores. “Encontrei na cobertura tudo o que eu procurava, realizei meu sonho de morar em um imóvel com excelente localização, espaço interno privilegiado e acabamento exclusivo”, diz Luciane.

Fonte: ParanaShop
http://www.paranashop.com.br