Desenvoltura e bom trato com o público são requisitos indispensáveis para qualquer vendedor. Quando o produto em questão é um imóvel, além desse perfil, o mercado exige que o corretor tenha conhecimento na área imobiliária. “Houve um tempo em que a profissão era vista como um bico, mas hoje, quem não tem formação, o mercado elimina”, diz Daniel Fuzetto, presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis no Paraná (Sindimóveis-PR).

Para o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná (Creci-PR), Alfredo Canezin, a mudança de perfil vem ocorrendo nos últimos dez anos. “Embora a regulamentação seja de 1978, só nos últimos anos as pessoas encaram o trabalho de corretor como um carreira com possibilidades de crescimento”, diz.

A principal exigência de formação é o ensino médio completo e o curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI). “Esse curso é bastante básico, mas indispensável para o credenciamento no Creci”, lembra Canezin. Ele explica que após esse curso, grande parte dos corretores sentem necessidade de conhecer melhor a área e partem para cursos superiores. “Outro perfil bastante comum são de profissionais da área de Direito, Administração e Economia que começam a trabalhar com imóveis. Mesmo tendo curso superior é preciso fazer o TTI.”

“A oferta de imóveis é cada vez maior, o consumidor tende a ficar perdido e por isso vai precisar de um profissional preparado para orientá-lo. Além disso, é preciso saber evitar problemas legais”, comenta Paulo Ercole, coordenador da pós-graduação em Direito Imobiliário aplicado à Gestão Empresarial da PUC-PR.

A competição do mercado fez com o que Olmir Mingotti, no mercado imobiliário há 20 anos, buscasse cursos de formação específica. Com graduação em Gestão Imobiliária e pós-graduação em Direito Imobiliário, ele considera o conhecimento da área uma arma para fechar negócio. “Antigamente você só reunia vendedor e comprador no cartório. Hoje o cliente tem de sentir segurança em comprar ou alugar. O corretor precisa ter argumentos e conhecer questões legais e urbanas”, argumenta.

Mingotti é proprietário de imobiliária e diz defender a formação entre seus corretores. “Há espaço para mais corretores no mercado imobiliário do Paraná e os que se preparem certamente terão mais oportunidades.”

Mercado aberto

Levantamento do Creci-PR mostra que hoje há oito mil corretores credenciados no Paraná. O presidente da entidade afirma haver espaço para outros quatro mil profissionais. “Mesmo com a crise econômica o mercado imobiliário do Paraná tem reagido bem, por isso verificamos a necessidade de corretores”, garante Canezin.

O trabalho clássico do corretor, de atendimento aos clientes que buscam uma imobiliária para conhecer um imóvel que está sendo comercializado, também apresenta mudanças. Os investidores do mercado imobiliário buscam profissionais que façam um trabalho exclusivo.

“Muitas vezes o corretor precisa procurar por imóveis dentro do perfil pretendido pelo cliente”, diz Mingotti. Esse processo implica em procurar proprietários, que não tenham sinalizado interesse em vender, e formular uma proposta de compra. “É mais uma oportunidade que se abre, porque o mercado de Curitiba vem atraindo investidores de outras partes do país”, avalia Canezin.


Proteja-se
Saber se o corretor é preparado para exercer a função é uma garantia para o cliente. Veja os cursos que capacitam um corretor de imóveis.

Para o credenciamento no Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná (Creci-PR) é preciso ter ensino médio completo e o curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) que tem duração de seis meses e oferece noções básicas do mercado imobiliário. O Creci recomenda que o consumidor peça para ver a carteira do corretor de imóveis.

Os profissionais que pretendem ampliar o conhecimento têm a opção de fazer o curso sequencial em Gestão em Negócios Imobiliários ou o curso superior em Gestão Imobiliária. O curso é oferecido no Paraná na Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava, e no Centro Universitário de Maringá. A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), de Canoas (RS), dispõe do curso semi-presencial para moradores de Curitiba. Outro curso superior na área, Tecnologia em Negócios Imobiliários, é ofertado pela Faculdade de Tecnologia Internacional (Fatec), em Curitiba.

Entre as especializações existe a de Direito Imobiliário Aplicado à Gestão Empresarial da PUC-PR e o MBA Empresarial em Gestão Imobiliária da Universidade Positivo.

O Creci e Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR) oferecem outros cursos e palestras temáticas na área para quem quiser se manter atualizado.

Fonte: Jornal Gazeta do Povo