O prosperar é um programa de competitividade para imobiliárias, e visa dar às empresas participantes a capacidade de “avaliar e decidir e implementar, de forma consistente e sustentável, a gestão de seus negócios”.

Segundo o Sebrae/PR, o projeto será o ponto de partida para o fortalecimento do segmento, formado em sua maioria por micro e pequenas empresas.

E qual é a participação da Fecomércio nesse projeto? Segundo o presidente da entidade, o empresário Darci Piana, presente no lançamento, o Sistema Fecomércio Sesc Senac, pela capilaridade de suas unidades distribuídas em pontos-chave de todo Estado, dará todo apoio às ações que serão desenvolvidas e que vão envolver empresas e sindicatos vinculados à entidade. “Juntas, as três entidades vão trabalhar para fortalecer o segmento de imobiliárias”, disse ele concordando com o Sebrae/PR, de que em momentos de crise é que as empresas  precisam estar mais bem preparadas para a competição.

Constatações feitas em levantamento do Sebrae mostram que 65% dos empresários de imobiliárias entrevistados não investem em inovação e 40% das imobiliárias disseram não fazer qualquer ação de relacionamento com os clientes.

O presidente do Secovi, Luiz Carlos Borges da Silva, resumiu o objetivo do programa: “o sindicato busca, hoje (com o Prosperar), oferecer um programa de auxílio aos empresários que detecte pontos fortes, as oportunidades, as fraquezas e as ameaças em seus negócios”.

Um estudo realizado pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar) mostra que os imóveis para a compra e venda, em Curitiba, tiveram valorização média de 45%. Justificam esse aumento, conforme o levantamento, o controle da inflação, a queda do dólar, o aumento do poder aquisitivo da classe média e da população de menor renda.

A pesquisa constatou que neste ano a oferta de imóveis cresceu 23,8%.

O Sebrae/PR também apresentou estudos mostrando que a evolução tecnológica tem sido constante no setor e que a maioria das empresas se utiliza da internet para anunciar seus produtos, uma vez que ela tem sido o mais utilizado pelo consumidor na procura de imóveis.

As imobiliárias paranaenses têm idade média de 16 anos, faturamento médio de R$ 654 mil por ano e empregam, também em média, nove pessoas. A maior concentração de empresas do segmento está em Curitiba (41% delas). 15% em Londrina, 10% em Maringá, 5% em Cascavel. 4% em Ponta Grossa e os demais 20% no restante do Estado.

Fonte: Revista Fecomércio PR – Julho 2009 – Pgs 10 e11