Os juros médios cobrados pelos bancos no cheque especial e no empréstimo pessoal caíram em agosto pelo oitavo mês seguido, segundo pesquisa da Fundação Procon de São Paulo. As reduções, no entanto, não foram muito expressivas, advertiu o Procon.

Foram pesquisadas dez instituições: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.

A taxa média do cheque especial recuou de 8,83% ao mês em julho para 8,79%, um decréscimo de apenas 0,04 ponto percentual. Desde janeiro, a queda acumulada foi de 0,54 ponto percentual.

Dos dez bancos pesquisados, sete reduziram suas taxas no empréstimo pessoal e oito reduziram no cheque especial. As menores taxas foram encontradas no Banco do Brasil e na Nossa Caixa, de 6,65%, seguidos pela Caixa Econômica Federal, com taxa de 6,75%. Já a maior taxa foi registrada no Safra, de 12,30%, seguido por Real e Santander, com juro de 9,38% ao mês.

Empréstimo pessoal

No caso do empréstimo pessoal, a taxa média de juros cobrada pelos bancos recuou de 5,30% ao mês para 5,27%, um recuo de 0,03 ponto percentual. No ano, a queda acumulada é de 0,98 ponto percentual.

Em agosto, as menores taxas foram encontradas pelo Procon na Caixa Econômica Federal, de 4,39%, seguidas pelas taxas do Banco do Brasil (4,48%) e da Nossa Caixa (4,50%). Já as maiores foram verificadas no Santander e Real, de 5,98%.

 

Fonte: Gazeta do Povo

Link: http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=915537&tit=Juro-do-cheque-especial-cai-pelo-oitavo-mes-seguido-diz-Procon