SÃO PAULO - O consumidor ainda tem um período para se preocupar com a padronização de plugues e tomadas, segundo informa o chefe da Divisão de Programa de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Gustavo Kuster.

Segundo ele, as mudanças para o consumidor final terão início a partir de 1º de janeiro de 2010 quando equipamentos como refrigeradores, máquinas de lavar roupa, ar condicionados e micro-ondas chegarão ao mercado obedecendo ao novo padrão.

"O que o consumidor tem a fazer agora é ficar atento aos novos equipamentos que começarão a chegar ao mercado já com o plugue padrão. A padronização veio facilitar a vida do usuário e aumentar sua segurança", disse Kuster, conforme publicado pela Agência Brasil.

Calendário
O processo de padronização de plugues e tomadas no Brasil está em discussão no âmbito do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) há cerca de duas décadas, mas só será concluído em 1º de julho de 2011, quando vence o prazo para que o varejo deixe de vender aparelhos eletroeletrônicos com plugues antigos.

No início do ano que vem termina o prazo para que os fabricantes de aparelhos eletroeletrônicos parem de produzir equipamentos com plugues antigos e chegam ao mercado os primeiros produtos obedecendo ao novo padrão.

Mudanças

Com a mudança, os brasileiros irão substituir os cerca de 12 tipos de plugues e oito tipos de tomadas existentes atualmente por plugues com pinos redondos, de dois ou três pinos, sendo que o terceiro pino funciona como fio terra dos produtos que precisam de aterramento para evitar choques, desde que a instalação residencial disponha desse recurso.

Os pinos terão diâmetro diferenciados conforme a corrente elétrica de que o aparelho necessita para funcionar, com até 10 amperes ou entre 10 e 20 amperes.

Em alguns casos, o consumidor terá que trocar as tomadas antigas por novas que estejam dentro do padrão para poder conectar aparelhos com plugues padronizados ou fazer uso temporário de adaptadores certificados pelo Inmetro.


InfoMoney
Gladys Ferraz Magalhães
http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1700270&path=/suasfinancas/imoveis/