O presidente do Creci-PR Admar Pucci Junior acompanhado do Deputado Estadual Leonaldo Paranhos (PSC) estiveram, dia 11 de dezembro, com o Governador do Paraná Beto Richa, no Palácio  Iguaçu. A audiência oficializou o Decreto nº 6645 que autoriza o Poder Executivo incluir os corretores de imóveis no Conselho Especial de Avaliação do Estado. Os profissionais, quando necessário, emitirão pareceres mercadológicos para avaliações, alienações e leilões do Governo.

O Creci-PR ficará responsável por indicar os corretores de imóveis aptos ao desempenho desta função. A remuneração dos profissionais avaliadores será fixada através de um convênio entre o Conselho e o Governo.

O presidente do Creci-PR, Admar Pucci Junior, junto com o procurador jurídico, Antonio Linares Filho, foram os responsáveis pela elaboração do projeto encaminhado ao Deputado Estadual Leonaldo Paranhos.

Pucci diz que a categoria tem uma dívida de gratidão com o deputado. “Foi ele quem fez a indicação do projeto ao governador e que não mediu esforços para que o projeto fosse transformado em Decreto”. Pucci afirma também que a oficialização deste documento reconhece a importância da categoria no Paraná. “A capacidade e a suficiência dos corretores de imóveis em estipular adequadamente os valores mercadológicos dos imóveis foi reconhecida pelo governador Beto Richa na assinatura do Decreto”.


O deputado Paranhos afirma que reinterou as reivindicações do Creci-PR junto ao Governo por que acredita na capacidade dos corretores de imóveis. “Reforçamos o pedido ao governador para que os profissionais credenciados fossem incluídos nas comissões de avaliação, pois são os corretores que se preparam para fazer essa avaliação de mercado”.

O Decreto valida a Resolução 1066/2007 do Conselho Federal que outorga aos corretores de imóveis a competência de elaborar o parecer técnico de avaliação mercadológica. O documento também confere o reconhecimento e prestígio do Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários – CNAI.