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Na hora de vender ou alugar um imóvel, vale tudo para impressionar. Isso porque, com a concorrência acirrada do setor, apenas ser simpático e oferecer um preço justo já não é garantia de negócio.

Desta maneira, lançar mão de certos "truques" para fazer a propriedade parecer maior é super válido. E quem acha que terá de gastar uma fortuna com isso está enganado, já que algumas soluções são bastante simples de executar.

Mãos à obra
Conforme orienta o arquiteto e consultor imobiliário, Alexandre Machado, a otimização de ambientes é particularmente eficiente em apartamentos , já que é comum existir mais de uma unidade à venda em um mesmo prédio.

Capriche nas cores: para "aumentar" os ambientes, prefira as cores claras e os tons pastéis. O azul claro ainda ajuda a passar a impressão de ambiente bem arejado. Apenas o verde claro deve ser escolhido com cuidado, para não deixar o ambiente parecendo um hospital.

Além disso, pintar sancas, rodapés e/ou batentes (de preferência com tons mais claros) é uma maneira de destacar os elementos e oferecer profundidade ao ambiente. Lembre-se ainda de escolher tecidos de tons claros para os estofados, principalmente se forem muito grandes.

Atenção aos móveis: tanto a escolha quanto o posicionamento dos móveis são fundamentais na hora de determinar a amplitude de um ambiente. Por isso, antes de comprar alguma peça, certifique-se de que sobrará um bom espaço para circulação.

Aproveite os móveis multi-função, como sofás-cama e caixas que podem armazenar objetos ou revistas e que fazem a vez de mesa de canto. Opte ainda por itens de decoração da mesma cor que a parede, o que mescla o móvel com o entorno e suaviza sua presença.

Iluminação: em primeiro lugar, aproveite ao máximo a iluminação natural para conseguir uma sensação de amplitude. Para isso, livre-se de cortinas pesadas e com tecidos escuros. Além disso, utilize a iluminação artificial para levar foco a determinados pontos do ambiente.

Abuse dos espelhos: além de proporcionar uma sensação incrível de amplitude, os espelhos auxiliam na distribuição da iluminação. Por isso, saiba que um modelo grande é melhor do que vários pequenos e que as molduras finas e sem muitos detalhes devem ser priorizadas.

Limpeza e organização: por fim, para atrair um futuro proprietário ou inquilino, deixe o ambiente limpo e arrumado. Lembre-se de que "mais é menos" e retire quadros, porta-retratos, coleções de pratos etc, para que não haja mais de um ponto focal no ambiente.

Fonte: Infomoney
A Lei 11.441/2007, que permite a realização de Inventários,
Separação e Divórcio por Escritura Pública e o Mercado Imobiliário.


Na angariação de imóvel
Quando se angariava um imóvel que dependia de Inventário para regularizar a titularidade da propriedade a preocupação dos Corretores e Imobiliárias era com a excessiva demora do pro-cesso em Juízo. Agora, sendo as partes maiores e capazes, o Inventário fica concluído em aproximadamente 10 dias. Há também a possibilidade de se realizar o Inventário simultaneamente com a venda do imóvel, seguindo ambas as escrituras para o Cartório de Registro de Imóveis que serão registrados ao mesmo tempo. A mesma preocupação existia quando o casal proprietário estava separado e o processo de separação ou divórcio estava para ser efetuado. Com a Lei 11.441/07, este procedimento ocorre em aproximadamente 40 minutos. Ressaltando-se que, em ambos os casos, há necessidade da Assessoria Jurídica do Advogado.

Cessão de Direitos Hereditários

Nada muda com relação aos casos em que ocorre a venda antes do Inventário. Neste caso o instituto utilizado para se documentar a venda é a Escritura de Cessão de Direitos Hereditários. Normalmente ocorre a Cessão de Direitos Hereditários quando a família depende do dinheiro da venda de um bem móvel ou imóvel para a realização do Inventário. Na seqüência, este procedimento continua com sua normalidade. Lembrando, que o próprio adquirente “Cessionário”, poderá solicitar e realizar o Inventário e Adjudicação do bem adquirido diretamente, sem o comparecimento dos herdeiros, posto que já compareceram e cederam seus direitos por ocasião da Escritura de Cessão de Direitos Hereditários, um segundo comparecimento em Cartório é desnecessário. Permanece, entretanto, a necessidade da Assessoria Jurídica do Advogado para a realização do Inventário. Não há esta obrigatoriedade na Escritura de Cessão de Direitos Hereditários.

Retificação de Inventário
Tanto nos casos de Inventário realizado por Escritura Pública quanto os Inventários realizados em Juízo podem ser retificados por Escritura Pública, com os mesmos requisitos: maioridade e capacidade das partes e assistência do Advogado. Não haveria sentido ou coerência em exigir-se que as partes retornassem ao Juízo para fazer procedimentos retificatórios dos Inventários feitos em Juízo, estando presentes os requisitos prescritos pela Lei para a escolha da via extrajudicial. Há que se atentar para o Princípio da Isonomia, ambas as vias: judicial ou extrajudicial ou jurisdição administrativa, estão em grau de equivalência e competência para os procedimentos da Lei 11.441/2007. Assim, não se pode atribuir maior ou menor importância ou competências distintas para os mesmos procedimentos, esta conduta é atentatória a uma Lei que tem o condão de tirar do juízo os procedimentos que podem ser realizados pelo acordo de vontade das partes interessadas, e onde não há necessidade de julgamento de mérito para um mandamento judicial.

Mudança de Nome
Para as pessoas que optaram por continuar a usar o nome de casada, quando da separação ou divórcio, e resolvendo posteriormente voltar a usar o nome de solteira, pode fazê-lo igualmente por Escritura Pública de Retificação, onde comparece apenas a parte interessada com a assessoria do Advogado. Não há necessidade do comparecimento do ex-conjuge.


* Clarice Ribeiro dos Santos
Co-autora do Livro Inventário e Rompimento Conjugal por Escritura
A quinta edição da Expo Money São Paulo, que acontece entre os dias 26 a 29 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca, reserva muitas novidades para o público interessado em conhecer ou aprofundar conhecimentos sobre planejamento financeiro pessoal e investimentos. Entre os destaques desse ano, que terá quatro dias de duração, está um espaço exclusivo para palestras e exposição que reúne tudo sobre Investimentos  Imobiliários.

Em 1993, quando surgiram os Fundos Imobiliários, negociados na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), novas perspectivas foram abertas para investir no segmento. Mais recentemente, o grande volume de captação de recursos para o setor, com a onda de abertura de capital de várias empresas do setor e a redução na taxa de juros, passaram o mercado imobiliário para um novo patamar, atraindo ainda mais investidores, que agora contam com muitas opções entre os diversos segmentos de mercado oferecidos na Bovespa.

Desde a primeira edição da Expo Money SP, em 2003, o evento de Educação Financeira e Investimentos, totalmente gratuito e voltado para a pessoa física, abordava o assunto com palestras sobre Fundos Imobiliários. Porém, a TradeNetwork, empresa organizadora da Expo Money, percebeu ao longo dos anos que esse mercado merecia um espaço próprio dentro do evento e por isso resolveu investir neste segmento, com a inauguração de um espaço especial sobre investimentos imobiliários na Expo Money SP.

"Para a concretização do projeto fechamos uma parceria com o
consultor de investimentos imobiliários e palestrante da Expo Money,
Sérgio Belleza Filho, sócio da empresa de consultoria Fundoimobiliario.com.br e especialista do mercado que nos acompanha desde a primeira edição do evento, em 2003", explica Robert Dannenberg, presidente da TradeNetwork, organizadora da Expo Money.

"O Espaço de Investimentos Imobiliários vai contribuir para fomentar  o mercado e será uma redescoberta desse investimento, que já fazia parte da preferência nacional e que atualmente conta com uma grande gama de opções em um ambiente legalizado, regulado e atrativo",  acentua Belleza. O local terá atividades específicas sobre o assunto, com uma sala de palestra exclusiva, que vai apresentar temas como Fundos Imobiliários, Letras Imobiliárias (LI), Letras Hipotecárias (LH), Certificados de Crédito Imobiliário (CRI´s) e Cédulas de Crédito Imobiliário (CCI´s), que vão orientar o visitante sobre os produtos disponíveis e as diferentes operações.

O espaço temático contará com expositores, entre empresas de Capital
Aberto (construtoras e incorporadoras), Administradoras de Fundos Imobiliários, Securitizadoras e Consultores, que vão estar à disposição dos participantes para explicar sobre os tipos de investimento para cada perfil e os riscos das opções de renda fixa e variável. "Existem muitos produtos modernos para investir, inclusive pelo mercado de capitais, que podem fazer parte do portfólio do investidor individual. A taxa de juros, que era o grande predador desse mercado caiu e isso também abriu novos cenários, com
investimentos inclusive de Fundos de Pensão estrangeiros", acrescenta
o consultor.

Serviço
Expo Money São Paulo
26 a 29 de Setembro
Centro de Convenções Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569 - São Paulo - SP
Mais informações - http://www.expomoney.com.br

Fonte: Assesssoria
O 2º Congresso Sul Imobiliário (Consim) é uma realização do sistema Cofeci, sob a coordenação dos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis (Creci’s) do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; e dos Sindicatos dos Corretores de Imóveis do sul do País (Sindimóveis) de Santa Catarina, Paraná e Londrina, e tem o objetivo de proporcionar aos corretores de imóveis aprimoramento profissional e troca de experiências.

Neste ano o tema escolhido foi:
“O Corretor de Imóveis e a Responsabilidade com o Meio Ambiente”

Para fazer a inscrição acesse o site http://www.creci-sc.org.br e conheça também toda a programação que está preparada para a realização do Congresso que acontecerá entre os dias 19 e 21 de julho em Florianópolis.
O Conselho é formado por representantes do governo e da sociedade civil

Na noite de terça-feira (19), o prefeito Leopoldo Meyer, de São José dos Pinhais, assinou o termo de posse da nova composição do Conselho Municipal do Meio Ambiente - gestão 2007/2009, eleitos durante a 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, realizada no final de abril.
Desde sua instituição, o Conselho vem cumprindo seu papel na defesa do Meio Ambiente em São José dos Pinhais. O Conselho é formado paritariamente por representantes do governo e da sociedade civil que pelo período de dois anos exercem o mandato como conselheiros titulares e suplentes.
A mesa diretora da solenidade de posse foi formada pelo prefeito Leopoldo Meyer; vice-prefeito Toninho da Farmácia; vereador Jairo Melo; secretário de Meio Ambiente, Tadeu Motta; e pelo presidente da gestão anterior do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Gian Celli.
Durante a posse, o prefeito Leopoldo Meyer agradeceu a todos que se dispõem a fazer parte do Conselho e àqueles que realizaram o trabalho na gestão anterior. O prefeito destacou ainda que em se tratando da proteção ao meio ambiente, todas as pessoas podem e devem ajudar, cada uma contribuindo com sua parte. “Claro que não depende apenas de cada um de nós, mas precisamos unir nossos esforços em prol do nosso meio ambiente para garantirmos um mundo melhor às gerações futuras”, disse.

Conselheiros Titulares e Suplentes Eleitos - Gestão 2007 – 2009

Poder Público

Secretaria de Meio Ambiente - Conselheiro Titular - José Tadeu W. Motta
Conselheiro Suplente - Simone Kruk Setti
Secretaria de Obras Públicas - Conselheiro Titular - Giam Carlo Celli
Secretaria de Agricultura - Conselheiro Suplente - Ana Maria Araújo Barbosa
Secretaria de Saúde - Conselheiro Titular - Odevair da Silva Mathias
Secretaria de Habitação - Conselheiro Suplente - Jorge Liutkus
Secretaria de Urbanismo - Conselheiro Titular - Paulo Roberto Nenevê
Secretaria de Promoção Social - Conselheiro Suplente -Gilmar de Oliveira Marques
Secretaria de Educação - Conselheiro Titular - Sueli do Rocio Meretika
Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo -Conselheiro Suplente - Renata Hambrusch

Setores produtivos da sociedade

Sindicato dos Trabalhadores Rurais - Conselheiro Titular - José Rendok
Conselheiro Suplente-Adriano Possebom
Associação Com. Ind. Agrícola e Prestadora de Serviço - Conselheiro Titular - Júlio Bassa
Conselheiro Suplente - Ângelo Andriguetto Moro Redeschi
FAMEC - Conselheiro Titular - Moisés Afonso Moreira
Conselheiro Suplente - Rafael Semes
APP – Sindicato - Conselheiro Titular - Dinancor Cunha Filho
Conselheiro Suplente - Ciro Elemberg

Entidades ambientais
Projeto Arco Íris - Conselheiro Titular - João Teixeira da Cruz
Conselheiro Suplente - Odete Rosiane Secchi
Assoc. Protetora das Nascentes - Conselheiro Titular - Benedito dos Santos
Caramuru - Conselheiro Suplente - Douglas A. Ribeiro
Instituto Educacional Ambiental - Arindiana Jones
Conselheiro Titular - Ariwaldo de Oliveira
CEDEA - Conselheiro Suplente - Ângela Egrecil Antunes Panizzi

Clubes de serviços
Lions Clubes - Conselheiro Titular -Élio Moreira Santos
Conselheiro Suplente -Márcia Cristina Cordeiro

Entidades comunitárias

FEMAM - Conselheiro Titular - Carlos Alberto Cardoso
Conselheiro Suplente - Valdivia dos Santos
UNAM - Conselheiro Titular - Tereza Caetano de Almeida
ADECON - Conselheiro Suplente - Juarez Nicolino de Assis
RECICLAR - Conselheiro Titular - Darcy Virgilio Pereira
ADECON - Conselheiro Suplente - Sócrates H. Alves

Órgãos de fiscalização
CRECI- Conselheiro Titular - Dilermando Aniceto Eleutério
Conselheiro Suplente - Samuel Gonçalves
OAB - Conselheiro Titular - Fabiano Alberti de Brito
Conselheiro Suplente - José Gustavo de Oliveira Franco

fonte: Jornal Metropole